terça-feira, 1 de junho de 2010

Navegando em hipertexto sobre hipertexto

Curso: Tecnologias na Educação – Ensinando e Aprendendo com as TIC
Unidade: II
Atividade: 1 – a) O que é hipertexto?
Tema: Navegando em hipertexto sobre hipertexto
Subtema: “Coisas importantes e significativas”
Tutora: Ildeny Alves da Costa
Cursista: Rosa Rodrigues Barros da Rocha
Data: 26/05/2010


De acordo com estudos, discussões e reflexões, o hipertexto conduz a um texto em formato digital e, é capaz de agregar a outros tipos de informações na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons. Seu acesso é através de links. Os links, segundo o tema estudado ocorrem na forma de termos destacados no corpo do texto principal – ícones, gráficos e imagens – e tem a função de interconectar os diversos tipos de informações, já citadas anteriormente.
Nelson (1992), no que se refere ao hipertexto etimologicamente diz que:
“Atualmente a palavra hipertexto tem sido em geral aceita para textos ramificados e responsivos, mas muito menos usada é a palavra correspondente "hipermídia", que significa ramificações complexas e gráficos, filmes e sons responsivos - assim como texto. Em lugar dela usa-se o estranho termo "multimídia interativa", quatro sílabas mais longa, e que não expressa a idéia de hipertexto estendido.
É importante ressaltar, que historicamente o hipertexto não surgiu a partir da internet nem com a web, mas sim, segundo Burke(2004) e Chartier(2002) através de manuscritos e marginalia (anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos). Suas principais características são: intertextualidade, velocidade, precisão, dinamismo, interatividade, acessibilidade, estrutura em rede, transitoriedade e organização multilinear.
Com relação ao hipertexto e a internet, alguns autores defendem que o hipertexto acontece apenas nos ambientes digitais, pois estes permitem acesso imediato a qualquer informação.
Navegar em um texto que nos direciona a outros tipos de textos através dos links foi muito importante. E, vejo que é fundamental e imprescindível para o trabalho de pesquisa com texto, pois, o encadeamento se torna mais rápido nos permitindo interagir com os subitens, facilitando a compreensão em tempo real, sem precisar se deslocar e/ou acessar uma nova página para complementar a leitura e a produção textual.

3 comentários:

  1. Muito bem, Rosa! Concordo com você que o hipertexto realmente é um recurso que auxilia no trabalho de pesquisas escolares, pois torna possível a apropriação e compreensão de outros termos e subitens em tempo real. Por isso, é rico e aumenta cada vez mais os conhecimentos.

    ResponderExcluir
  2. Rosa, adorei a informação sobre 'marginalia' que você menciona em seu texto. Com ela eu concordo. Sempre que vou comprar um livro quero que tenha largas margens, pq lá eu registro o pensamento que me ocorre em cada parágrafo, somo informação, ou anoto dúvidas atrás do que vou correr.

    ResponderExcluir
  3. Muito bem, parabéns pelo seu texto ficou muito legal.

    ResponderExcluir