sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Planejando atividade com hipertexto ou Internet

Curso: Tecnologias na Educação – Ensinando e Aprendendo com as TIC
Unidade: II
Atividade: 4
Tema: Planejando atividade com hipertexto ou Internet
Subtema: Hipertexto ou Internet
Tutora: Ildeny Alves da Costa
Cursista: Rosa Rodrigues Barros da Rocha
Dupla de elaboração e execução do Planejamento: Rosa Rodrigues Barros da Rocha e Marina Pereira Soares (Profª. de Educação Física).
Data: 28/06/2010

Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão
Ano: 6º Turma: “A” Turno: Matutino
Disciplina: Educação Física

Planejamento Quinzenal

Eixos Norteadores: Conhecimento sobre o Corpo – Atividades Rítmicas e Expressivas - Ginásticas, Jogos, Lutas e Esportes.

Competência: Ter atitude crítica diante dos padrões de beleza, saúde, estética corporal e gestual, impostos pela sociedade e pela mídia, que incentivam o consumismo, bem como adotar práticas diárias que não causem prejuízos e morais a si e aos outros.

Habilidades:
- Analisar a forma como os meios de comunicação apresentam alguns padrões de beleza, estética e desempenho em detrimento à saúde.
- Identificar relações pessoais que incentivem o consumismo e o modismo.
- Reconhecer quando os bens de consumo são supérfluos ou vitais.

Conteúdos: - Saúde, mídia e consumo.

Temas Transversais: Saúde, Trabalho e Consumo.
Interdisciplinaridade:

- Português – Leituras e produção de textos a partir da exposição das aulas, pesquisas, debates e interação com os recursos de mídias que tratam do consumo desordenado.
- Ciências – Criação e produção de cartazes, tabelas estatísticas com produtos que estimulam o consumismo e o modismo, no entanto, causam prejuízos à saúde e a formação física e moral do ser humano.

Metodologia:
- Aulas expositivas e informativas através de leituras de jornais, revistas, e textos diversos.
- Debates
- Exibição de filmes e vídeos
- Atividades em grupos e individual
- Realização de pesquisas em mídias

Recursos Materiais (Didáticos):

- Revistas, Textos Informativos, Aparelho de DVD, Aparelho de TV, Computadores com acesso a Internet (recursos de mídias).
Avaliação: Será através de observações com relação às leituras, pesquisas, coletas de dados estatísticos e envolvimento das atividades práticas propostas (criação e produção de cartazes, debates e interação com os recursos tecnológicos).

Bibliografia:
TOCANTINS, Referencial Curricular do Ensino Fundamental – SEDUC, Educação Física p. 25,85,99. Palmas, 2009.
http://superwebquest.webcindario.com/ Por Oilas Siqueira.
http://regfrosa.blogspot.com/atividade-26-planejando-uma-atividade_3744. html/curso100horas
http://www.portaleducacao.com.br/gestao-e-lideranca/cursos/62/curso-de-planejamento.


Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão
Ano: 6º Turma: “A” Turno: Matutino
Disciplina: Educação Física
Data: 30/08/2010

Relato da execução do Planejamento Quinzenal

O planejamento foi aplicado aos alunos nas aulas de educação física em parceria com a professora regente, onde a temática saúde, mídia e consumo foi ministrada em sala de aula e extrasala, na quadra de esportes e, na biblioteca da Unidade Escolar.
As atividades realizadas tiveram como objetivo fundamental para o aluno, uma análise da forma como os meios de comunicação apresentam alguns padrões de beleza, estética e desempenho em detrimento à saúde, a identificação das relações pessoais que estimulam e incentivam ao consumismo e ao modismo como também o reconhecimento e observação dos bens de consumo que são supérfluos ou vitais para o dia-a-dia.
A duração das atividades foi de quatro aulas de cinqüenta minutos cada, onde foram feitas pesquisas individuais e em grupos para socializar integrar melhor a aprendizagem através de recursos de mídias (internet, vídeos), utilizou-se ainda material impresso e xerox de textos para leituras e produções coletivas e individuais e também debates sobre a temática abordada, pois as aulas foram ministradas de forma interdisciplinar.
A realização dessa ação favoreceu o conhecimento e desenvolvimento de estratégias que identificam as relações sociais que incentivam e estimulam ao consumismo desordenado que é imposto pela mídia, como também uma análise de forma critica e consciente dos padrões de forma física e beleza que são cultuados pelas crianças e adolescentes e são prejudiciais à saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário